terça-feira, julho 31, 2007

Braga - futuro?

Estou finalmente de volta à minha cidade natal após longo periodo de ausência na "capital" (de quê? entre muitas outras coisas deste nosso Portugal) e é com muito pesar que sou confrontado com as alterações urbanisticas e conhecimento de futuros projectos para a capital do Minho.

O que salta logo à vista, é sem dúvida, o novo Braga Retail Center, uma estrutura ( bloco de cimento com umas ondulações na fachada? não sei que lhe chamar) que vem alterar, acima de tudo, o caótico trânsito bracarense naquela zona...para pior. Mais um centro comercial e pior que isso, já se fala na cidade que não durará mais que um ano.

Estão projectados mais 3 centros comerciais para Braga, cidade do comércio (assim era chamada). 2 junto ao Estádio AXA (ex-Municipal, e que o voltará a ser daqui a 3 anos quando acabar o patrocinio) e outro (Dolce Vita?) apenas uns metros mais acima. Numa zona em que nada há para além do estádio e dos campos de treinos, existem projectos infindáveis (nem sempre crediveis) para relançar a cultura desportiva bracarense, não apenas no futebol (piscinas, pavilhões. etc). Quase 5 anos após a construção do estádio, e já na altura estava prometida a piscina, o que está pronto para iniciar construção são 3 estruturas que vão afastar os bracarenses do centro da cidade.

Centros comerciais, atrás de centros comerciais nada vão contribuir para o desenvolvimento da cidade, vão apenas minar o já incrivelmente frágil comércio tradicional, outrora imagem de marca bracarense.

O projecto de transformação da avenida da liberdade em zona pedonal (apenas a zona em frente aos antigos correios) com o prolongamento do túnel até aos Granjinhos, vai acabar com o centro. Estacionamento? Mais parques pagos? Cargas e descargas? Só o tempo que as obras vão demorar e a confusão que vão causar vai ser mais que suficiente para levar algumas lojas á falência, porque os bracarenses vão deixar de ir ao centro, enquanto decorreram os trabalhos.

A cidade está a crescer, está a afastar a sua população do centro e todo este caos urbanistico vai ser a grande herança que Mesquita Machado vai deixar aos bracarenses.

Etiquetas: ,

quarta-feira, julho 04, 2007

[continuação]

No post anterior refiro a alteração da lei sobre os animais potencialmente perigosos, mas tenho de salientar o seguinte:

Mas afinal quais são realmente as raças de cães realmente perigosas? Acho que se deve mudar a lei ou pelo menos a sua referência, para "donos potencialmente perigosos", pois a verdade é que são os donos os principais responsáveis pela agressividade do cão. A personalidade do cão também conta no que se refere á sua sociabilização, mas um cão agressivo de uma ninhada não pode ser generalizado para uma raça inteira.

A consideração de uma raça potencialmente perigosa tem, sem dúvida, a ver com o porte fisico do cão, a sua capacidade de confronto com outros animais e é exactamente isso que os torna tão "apeteciveis" ás pessoas que os procuram para esses mesmos efeitos.

Tratem bem os animais, que eles retribuem...

Etiquetas:

Cães perigosos - nova lei aprovada

Foi hoje aprovada a nova lei no que se refere à posse de "animais potencialmente perigosos", que exige aos prprietários dos animais das raças especificadas, exames de aptidão fisica e psicológica assim como um registo criminal limpo, além de contemplar multas até 45.000 euros.

A nova lei regula igualmente a «imposição de um atestado de capacidade física e psíquica [dos proprietários de animais perigosos], bem como a proibição da publicidade à comercialização destes animais».
Os criadores e reprodutores «só poderão exercer a actividade mediante uma licença emitida pela Direcção Geral de Veterinária, que obriga a indicar a espécie, a raça» e todos os dados referentes ao animal, a constar no chip electrónico de identificação.

As raças e cruzamentos considerados potencialmente perigosos no nosso País são:

Cão de Fila Brasileiro e Dogue Argentino

Pit Bull Terrier e Rottweiller
Tosa Inu e Staffordshire terrier
Staffordshire bull terrier

Etiquetas:

terça-feira, julho 03, 2007

...einstein...

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta

Albert Einstein [1879-1955]

Etiquetas: ,

Canadiana pode dar à luz a própria meia irmã

Uma mãe do Canadá congelou os seus óvulos para que a sua filha, de sete anos, os possa utilizar no futuro próximo. Alguns cientistas consideram a ideia perturbante, mas os médicos responsáveis afirmam que é «um acto de amor maternal»

ética, ética, ética...

artigo do jornal Sol

Etiquetas: , ,

domingo, julho 01, 2007

[pausa]

"Aquele que se conhece é o único senhor de si próprio"

Pierre Ronsard

Qual é o limite de conhecimento que alguém pode ter de si próprio?

Etiquetas:

Blogosfera minhota reúne-se

Ontem dia 30 representantes de mais de 20 blogs minhotos reuniram-se, pela primeira vez, para discutirem propostas e acções futuras. O Diario de Noticias escreve:

Criação de um portal para blogues da região foi uma das propostas em análise
Alertar os políticos regionais e nacionais para os problemas do Minho foi um dos motivos que levaram os blogues Avenida Central, de Braga, Ócio e Mater Matuta, de Guimarães, a organizar o 1.º Encontro de Bloggers e Leitores de Blogues do Minho, que decorreu ontem no Cybercentro da Cidade-Berço, subordinado ao tema "A blogosfera ao serviço do desenvolvimento regional".Participado por representantes de cerca de 20 blogues minhotos, sobretudo radicados no eixo Braga-Famalicão-Guimarães, o evento visou a troca de ideias e a articulação de estratégias com o propósito de combater a fraca repercussão do trabalho destes activistas no terreno das decisões políticas. "Há regiões, sobretudo Porto e Lisboa, que, no universo da blogosfera, têm voz activa e influenciam a política nacional", disse Pedro Morgado, um dos organizadores, que preconiza "a criação de um portal para o Minho, agrupando os contributos dos vários blogues que existem na região". Isso acrescido da multiplicação de encontros como o que ontem se realizou, oportunidade para que muitos dos bloggers ali presentes, que já se contactam há anos, se conhecessem pessoalmente.Pelas reivindicações dos participantes passaram temas como a educação, a saúde, o planeamento regional ou o "portocentrismo", aos quais, advoga Morgado, poderão ser consagradas, depois, "iniciativas mais específicas". Na opinião deste activista, o facto de os blogues do Minho terem "poucas visitas" deve-se, em boa parte, "ao défice de participação cívica e democrática que se verifica na região".Muitas vezes vistas como cidades rivais, Braga e Guimarães estão, neste caso, "de mãos dadas", procurando inverter o diagnóstico de Morgado. "As incompatibilidades são no futebol", diz o próprio. "Na blogosfera queremos é atrair o máximo de investimento para o Minho".

Etiquetas: