quarta-feira, julho 04, 2007

Cães perigosos - nova lei aprovada

Foi hoje aprovada a nova lei no que se refere à posse de "animais potencialmente perigosos", que exige aos prprietários dos animais das raças especificadas, exames de aptidão fisica e psicológica assim como um registo criminal limpo, além de contemplar multas até 45.000 euros.

A nova lei regula igualmente a «imposição de um atestado de capacidade física e psíquica [dos proprietários de animais perigosos], bem como a proibição da publicidade à comercialização destes animais».
Os criadores e reprodutores «só poderão exercer a actividade mediante uma licença emitida pela Direcção Geral de Veterinária, que obriga a indicar a espécie, a raça» e todos os dados referentes ao animal, a constar no chip electrónico de identificação.

As raças e cruzamentos considerados potencialmente perigosos no nosso País são:

Cão de Fila Brasileiro e Dogue Argentino

Pit Bull Terrier e Rottweiller
Tosa Inu e Staffordshire terrier
Staffordshire bull terrier

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Rui Silva said...

Acho muito bem que antes de se avaliar e culpar um cão da sua atitude ou personalidade, seja averiguada essa mesma atitude e personalidade ao dono, já que um cão quando nasce e cresce no meio-social do dono, acaba por tomar os comportamentos que lhe são ensinados e que apreende do dono.

A culpa em mais de 90% dos casos é sem dúvida do Homem, quer seja o dono ou o mesmo da vítima.

11:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home