terça-feira, julho 31, 2007

Braga - futuro?

Estou finalmente de volta à minha cidade natal após longo periodo de ausência na "capital" (de quê? entre muitas outras coisas deste nosso Portugal) e é com muito pesar que sou confrontado com as alterações urbanisticas e conhecimento de futuros projectos para a capital do Minho.

O que salta logo à vista, é sem dúvida, o novo Braga Retail Center, uma estrutura ( bloco de cimento com umas ondulações na fachada? não sei que lhe chamar) que vem alterar, acima de tudo, o caótico trânsito bracarense naquela zona...para pior. Mais um centro comercial e pior que isso, já se fala na cidade que não durará mais que um ano.

Estão projectados mais 3 centros comerciais para Braga, cidade do comércio (assim era chamada). 2 junto ao Estádio AXA (ex-Municipal, e que o voltará a ser daqui a 3 anos quando acabar o patrocinio) e outro (Dolce Vita?) apenas uns metros mais acima. Numa zona em que nada há para além do estádio e dos campos de treinos, existem projectos infindáveis (nem sempre crediveis) para relançar a cultura desportiva bracarense, não apenas no futebol (piscinas, pavilhões. etc). Quase 5 anos após a construção do estádio, e já na altura estava prometida a piscina, o que está pronto para iniciar construção são 3 estruturas que vão afastar os bracarenses do centro da cidade.

Centros comerciais, atrás de centros comerciais nada vão contribuir para o desenvolvimento da cidade, vão apenas minar o já incrivelmente frágil comércio tradicional, outrora imagem de marca bracarense.

O projecto de transformação da avenida da liberdade em zona pedonal (apenas a zona em frente aos antigos correios) com o prolongamento do túnel até aos Granjinhos, vai acabar com o centro. Estacionamento? Mais parques pagos? Cargas e descargas? Só o tempo que as obras vão demorar e a confusão que vão causar vai ser mais que suficiente para levar algumas lojas á falência, porque os bracarenses vão deixar de ir ao centro, enquanto decorreram os trabalhos.

A cidade está a crescer, está a afastar a sua população do centro e todo este caos urbanistico vai ser a grande herança que Mesquita Machado vai deixar aos bracarenses.

Etiquetas: ,